UX Design

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A importância do utilizador no design


Por Catarina Ferreira,
Web Design AJNET,


UX Design – o que é?

UX Design significa User Experience, isto é, a Experiência do Utilizador.

A Experiência do utilizador é referente à relação entre uma pessoa/utilizador e um determinado produto ou serviço, por exemplo, um website, uma máquina, um serviço ao domicílio. Isto é, tudo o que afeta a interação entre o utilizador e o produto/serviço é UX. 

O UX Design possui processos que para entender profundamente as necessidades dos usuários, quais os seus objetivos, as suas habilidades e limitações. Além disso, há ainda o enquadramento com os objetivos do negócio, em virtude de desenvolver produtos e serviços que sejam bons tanto para os usuários quanto para a empresa.

UX Design – para que serve.

O principal papel do UX Designer é preocupar-se com a criação de uma estratégia e, dessa forma, a aumentar a hipótese de ter sucesso com todo o caminho que é feito pelo utilizador até ao produto. Temos que colocar o utilizador como o centro de tudo, pois ele é a peça mais importante de todo o processo.

Quando não há uma preocupação com o UX de um produto ou serviço é comum acontecer algumas situações em que o utilizador:

  • Pensa que a aplicação é complicada de utilizar;
  • Considera que os botões não são intuitivos;
  • No e-commerce o utilizador não consegue chegar à fase de pagamento;
  • Frustração no processo de compra do produto.

UX Design é, portanto, a combinação entre empatia, usabilidade, tecnologia e um toque humano durante o desenvolvimento.

É de grande responsabilidade do UX Designer pesquisar sobre o utilizador e suas necessidades, realizar testes de usabilidade e aplicar mudanças no projeto, conforme necessário, e desenvolver experiências que criam impacto para o utilizador.


UX Design – Utilidade, usabilidade e desejo:

São os 3 pilares do UX Design. O produto deve ter em conta a utilidade para o utilizador. Depois disto terá que focar-se na usabilidade, deveremos fazer algo atrativo para o utilizador, mas no final a utilidade é o que importa em tudo aquilo que utilizamos. Por último, devemos ter em atenção o quão fácil e intuitivo será para o utilizador fazer uso do produto/serviço.

O UX designer deve identificar os problemas que possam afastar os clientes e encontrar as respetivas soluções para os trazer de volta.

Em resumo, a área de UX responsabiliza-se por realizar diversas pesquisas para entender os seus utilizadores, os seus hábitos e necessidades. Isto tudo acontece utilizando as metodologias como:  a criação de persona, a criação de uma jornada do utilizador, entrevistas, análise de Dados e outras.as

Para mais ideias subscreva

VAMOS IMPRESSIONAR JUNTOS?