Storytelling – uma história para o êxito

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Storytelling – uma história para o êxito


Por Liliana Machado,
Comunicação e Marketing Digital AJNET,

Storytelling – uma história para o êxito: vamos contar-lhe uma história. Principalmente, sobre como o êxito de uma boa narrativa reside na arte de saber contar uma história.


Storytelling – uma história para o êxito: do ponto de vista neurológico, quando ouvimos uma história, uma parte do nosso cérebro começa a processar a ideia e a focar-se no que está a ouvir. Nesse momento é libertada a dopamina, ou seja, a substância responsável pela sensação de prazer, provocando uma ligação emocional.

Afinal, como sabem, tudo o que uma marca deseja é envolvimento; emoção; interesse, com o propósito de criar um engajamento com público.

É aí que entra o Storytelling, que em português significa contar histórias, ou seja, é uma ferramenta usada em marketing digital para contar histórias com valor de modo a atrair e reter a atenção do público. 

O storytelling nas redes sociais


A eficiência do storytelling está na capacidade para despertar sentimentos e emoções diversos, sobretudo, empatia. Uma boa história fará com que o público-alvo se aproxime ainda mais da marca.

Usar esta estratégia nas redes sociais, acima de tudo, é criar uma ligação com os seus seguidores, transformando-os em leads e, mais tarde, em clientes. Como? O storytelling usa uma narrativa de causa e efeito, ou seja, que é facilmente absorvida pelo cérebro e que impulsiona para a ação.

Storytelling – uma história para o êxito
https://www.linkedin.com/pulse/storytelling-vamos-contar-lhe-uma-hist%C3%B3ria-ajnet-/

Storytelling – uma história para o êxito e O consumidor 3.0

Com o novo paradigma digital, o consumidor já não procura o produto ou um serviço, ele está à procura do valor agregado. Nesse sentido, vai identificar-se com as marcas que lhe digam que por trás de cada produto; serviço; ou até mesmo da marca, há uma história, uma experiência emocional.

Storytelling – uma história para o êxito: Proximidade com a marca

Quando a marca conta a sua história, a sua rotina e mostra o seu lado humanizado, acima de tudo ela está a integrar o consumidor no seu ambiente. Como tal, vai sentir-se parte integrante, e essa sensação estabelece laços e promove o envolvimento. permitindo a existência de uma intimidade ficcional entre a marca e o consumidor.  

A eficácia do storytelling

Para executar o storytelling nas redes sociais com eficiência é essencial seguir algumas técnicas que promovem a precisão da estratégia. Para tal, consulte um profissional da área, pois embora muitas pesquisas lhe digam que qualquer um pode ser um contador de histórias, a verdade é que para se contar uma boa história é necessário talento e, sobretudo, profissionalismo, pois há regras e técnicas que orientam toda uma estratégia. 

Storytelling – o êxito da tua marca
https://www.linkedin.com/pulse/storytelling-vamos-contar-lhe-uma-hist%C3%B3ria-ajnet-/

Para mais ideias subscreva

VAMOS IMPRESSIONAR JUNTOS?