Papel Couché – O que é?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Papel Couché – características e principais aplicações


Por Diogo Ferreira,
Gestão de produção AJNET
que

Papel Couché: criado em 1860 pela indústria gráfica, couché é um termo francês que significa camada. Portanto, este papel recebe uma camada de revestimento nos dois lados de modo que o papel adquira uma superfície lisa e uniforme. É, sem dúvida, um dos mais utilizados pela indústria gráfica devido à sua alta qualidade de reprodução.

Características 

Este papel é constituído por uma base de papel offset que é assim, revestida por uma camada de carbonato de cálcio, caulim, látex e outros aditivos. Estes materiais tornam a superfície do papel bastante lisa, branca e uniforme.

Com o revestimento, a tinta da impressão não passa para as camadas mais profundas, permanecendo, dessa forma, na camada superficial do papel o que faz com que a impressão se destaque.

Devido à sua composição, este papel permite cores mais vivas do que outros de uso tradicional, além disso, possui um grande custo-benefício. Daí a sua preferência na utilização.

L1, L2 e Mate: diferenças?

O papel couché L1 brilhante – revestido com uma camada de tinta num dos lados. Usado, principalmente, em trabalhos de alta qualidade, cuja impressão é necessária num dos lados apenas, como por exemplo, as embalagens.

O L2 brilhante é, igualmente, revestido com uma camada de tinta, mas nos dois lados, sendo recomendado, por exemplo, para a produção de flyers.

Papel Couché – O que é?

O papel L2 mate – revestido com uma camada de tinta aplicada às duas faces do papel. É aplicada uma fórmula especial que retira o brilho ao papel . É indicado, por exemplo, para cartões de visita.

Gramagens do papel couché

A fabricação do papel couché é feita em várias gramagens que podem variar entre 70gr e 350gr. Quais as diferenças e como escolher a gramagem adequada? As principais diferenças moram na resistência e na flexibilidade do papel e a sua aplicabilidade está relacionada com o tipo de produto a escolher. Peça ajuda no momento de escolher, os nossos profissionais dão-lhe sempre as melhores orientações.

Papel Couché – O que é?

Para mais ideias subscreva

VAMOS IMPRESSIONAR JUNTOS?