Por Nuno Cruz,
Designer Gráfico AJNET,
Consistência é a chave para produzir uma identidade de marca forte.
Manual de Identidade Corporativa – transformar um negócio numa ideia, num nome familiar é algo que requer atenção cuidadosa aos detalhes. Da mesma forma que exige um foco estrito em fazer com que a essência subjacente da marca pareça familiar para seu cliente-alvo.
Hoje em dia, uma marca é mais do que um logótipo ou um conjunto de cores específicas. De tal forma que tem histórias, personalidades e vidas que encorajam relacionamentos mais profundos e lucrativos com o público. Tudo, desde o posicionamento da marca até ao seu tom de voz, precisa misturar-se perfeitamente numa variedade de mídias, com o propósito de criar uma experiência consistente para os seus clientes.
Um logótipo ou símbolo abriga as características visuais e verbais da sua empresa. Descreve os seus objetivos, o seu manifesto e a sua posição no mercado. Conforme o conceito do que define uma marca vai mudando, muitas empresas reconhecem a necessidade de conjunto de diretrizes de design.
Com o modelo certo de diretrizes, podemos garantir que a marca seja reconhecida. Não apenas pelo seu logótipo, mas também pela sua atitude, personalidade, imagem e até mesmo pelo seu tom de voz.
O que é um Manual de Identidade Corporativa?
Um Manual de Identidade Corporativa é um documento detalhado que uma marca usa para registar a maneira como se apresenta ao público. É uma ferramenta de referência para a marca e, às vezes, para terceiros e que mostra como a marca se apresentará, como soará e, finalmente, como será.
É uma série de guidelines da marca que ajudam as suas equipas a fornecer uma experiência consistente em todas as campanhas de marketing. Além disso, é uma ferramenta que será de grande ajuda para o atendimento ao cliente, vendas e, mais importante, às equipas de design.
Conteúdos:
História da marca: esta é sua introdução ao mundo. Imagine explicar a um estranho a essência da sua empresa. De fato, isso ajuda os potenciais clientes a decidirem-se sobre os seus produtos ou serviços e deixa uma importante primeira impressão.
Logótipo: os manuais geralmente começam com o logótipo e as suas variantes. É importante estabelecer a usabilidade do logótipo nos projetos. O guia mostrará, ainda, o modo como o logótipo deve e como não deve ser usado. Ao passo que ajuda, também, a evitar erros comuns, como redimensionar logótipos, alterar sua aparência e realinhar com o texto. Mostra, além disso, exemplos da sua aplicabilidade: qual o tamanho mínimo e a proporção ideal para o texto. Têm instruções sobre o uso do espaço em branco, a variação de cores e como o logótipo não deve ser modificado.
Paleta de cores: a consistência da marca depende quase inteiramente da sua paleta de cores. Algo a ter em mente é que designers diferentes têm os seus próprios estilos e usam programas diferentes para trabalhar. O manual deve incluir amostras das cores da marca e informações básicas, como os Pantones usados, cores de impressão e cores digitais.
Alguns manuais são extensos, enquanto outros são apenas documentos de uma página. O importante é ter em mente os elementos básicos da marca que o distinguem dos outros e criar pontos de referência para futuros projetos.
A identidade da marca é a personalidade da empresa. O seu manual é o conjunto de diretrizes de como o mundo reconhece e determina se deve ou não confiar na marca. A inconsistência confunde e afasta os clientes. Um manual de identidade ajuda a garantir que a empresa comunique de forma consistente em todos os suportes.