Por Leonardo Henrique,
Designer Gráfico AJNET,
Layout e composição
Conceitos base do design gráfico
Layout e composição Conceitos básico do design gráfico são os elementos base do design, uma vez que conferem ordem e sentido aos projetos.
Estes dois elementos podem ser aplicados a vários formatos, embora estejam, muitas vezes, associados apenas a texto.
Apresentamos cinco características destes dois elementos, com a finalidade de melhorar muito a qualidade dos teus trabalhos.
1. Layout e composição: Proximidade
É a relação que se estabelece com o conteúdo: podes agrupar ou separar os diferentes elementos que compõem o teu projeto. Sobretudo, quando aplicado, este elemento concede ao teu trabalho um maior descanso visual.
2. Layout e composição: Espaço em branco
A sua função é das mais importantes, afinal permite atribuir leitura ao trabalho e cedência de espaço ao conteúdo. Geralmente, o espaço em branco fica entre os elementos do seu trabalho, como linhas de texto, margens, ícones e outros.

3. Alinhamento
O alinhamento mantém as proporções entre as margens e o espaço. Com efeito, o alinhamento permite organizar o conteúdo num formato específico com o objetivo de melhorar a visualização do trabalho.

4. Contraste e hierarquia
Características usadas para dar destaque a um elemento importante dentro de um projeto. Portanto, existem diversas formas para atingir este propósito: diferentes estilos de fontes, o tamanho ou a cor.
Em conjunto, facilitam o percurso do leitor dentro do conteúdo, pois ao estabelecer-se uma hierarquia, estamos a dizer que o trabalho tem um princípio, meio e fim.

5. Repetição
O intuito desta característica é o reforço, ou seja, a repetição é usada quando é necessário salientar um elemento ou estilo importante. Assim, quando aplicado, oferece unidade estética aos projetos e permite estabelecer um elo de familiaridade entre a criação e o público.
Em síntese, quando todos estes elementos são aplicados aos projetos, o resultado final é a qualidade, o profissionalismo e trabalhos singulares.