Hierarquia Visual

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Por Leonardo Henrique,
Designer Gráfico AJNET,


A hierarquia visual é dos princípios mais importantes do design, como o próprio nome indica, o conceito serve para determinar quais elementos são de facto mais importantes que outros e como podemos aplicar o devido destaque, vale realçar que a processo funciona tanto para plataformas digitais, como para conteúdo impresso.

Enquanto designers, devemos colocar-nos na pele do utilizador e aplicar a hierarquia visual – o princípio do design. Pois, com a massificação de informação que decorre nos dias de hoje, é muito fácil perdermos o foco. Por isso é de extrema importância que a comunicação esteja organizada, de modo que seja de fácil compreensão e, para isso, usamos alguns elementos chave para guiar a informação.


Hierarquia Visual – Tamanho

Como podes verificar na imagem abaixo, os nossos olhos direcionam-se de imediatamente para a palavra maior e, só de seguida, para as menores.

Cor


Ao contrastar texto ou formas com cor, podemos dar destaque à informação. Outro factor que também contribui para o realce são as texturas, que se sobrepõem a cores sólida

Hierarquia Visual – Posição

Aqui estamos a criar destaque através de duas formas, posicionamento fora da sequência do layout e espaço vazio à volta da frase, enquanto a informação que está mais acima dá a entender estar toda relacionada ao mesmo conteúdo devido a proximidade.

Motion


Animações ou vídeos são elementos definitivamente chamam à atenção, como podemos na plataforma Twitch como exemplo que utiliza a hierarquia visual. Primeiro temos um grande vídeo que certamente trata-se do primeiro destaque, de seguida temos os recomendados que se encontram abaixo do Vídeo em movimento, estes são estáticos e mais pequenos que o vídeo principal. Por fim, temos as categorias que, mais uma vez, encontra-se abaixo dos recomendados, de forma estática e menor.

Para mais ideias subscreva

VAMOS IMPRESSIONAR JUNTOS?