Newsletter de sucesso

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Estratégias para a sua construção


Por Catarina Ferreira,
Web Design AJNET,


Newsletter de sucesso – é uma ferramenta utilizada para comunicar de forma regular com os clientes ou futuros clientes. É a ferramenta principal do email marketing e origina resultados quer nas vendas de um site online quer na sua visibilidade.

Portanto, existe, cada vez mais, uma necessidade por parte das empresas de seguirem este caminho para aumentarem a visibilidade. Nesse sentido, é necessário ter uma newsletter bem elaborada e com um vínculo estratégico. Caso contrário o efeito será, precisamente, o oposto: afastar o consumidor e, por consequência, o de diminuir as vendas.

Existem centenas de plataformas gratuitas para a criação de uma newsletter. Portanto, é natural que se pense que é um processo fácil a elaboração de uma. No entanto, é necessário seguir algumas práticas para atingir os objetivos propostos.


Newsletter de sucesso – O CONTEÚDO


Esta regra aplica-se a várias estratégias digitais, mas na newsletter é um fator ainda mais importante. Isto porque este meio serve como veículo da sua marca para outros canais, como as redes sociais, ou o seu site.

O principal objetivo é manter a audiência envolvida com a sua marca. Assim sendo, a qualidade e a relevância dos assuntos mencionados são pontos fulcrais para uma newsletter de sucesso. Deverá ter em consideração se a mensagem vai, efetivamente, ao encontro dos interesses do seu público-alvo. Faça envios quando for realmente importante para a sua marca.

Coloque-se no lugar do consumidor a fim de fazer as escolhas certas. Opte por conteúdos relevantes, informativos e que possam esclarecer dúvidas de atuais e potenciais clientes. Trate este processo, antes de tudo, como um planeamento estratégico e tenha em mente a persona (ou personas) que irão receber a sua newsletter.


Newsletter de sucesso – SER DIRETO


Um dos maiores objetivos da newsletter é criar vontade nas pessoas para partilharem com outras pessoas. Deveremos optar por um layout mais coerente, com pouco texto, que seja o mais breve possível, objetivo e que transmita a mensagem principal.

Um dos pontos principais também passa pela estética, para isso, tente homogeneizar as imagens, as cores que irão aparecer na newsletter, com mensagens apelativas. Como em toda a criação de conteúdo, a criatividade é um ponto chave, tanto na utilização de imagens como na disposição do conteúdo.


TRANSPARÊNCIA E CONFIANÇA



Todos os dias recebemos emails promocionais das variadas marcas com promoções, informações, novidades etc. Para transmitir uma imagem de confiança, deverá utilizar o nome da sua empresa no remetente do email. Opte por utilizar um assunto de email que cative a pessoa e que transmita exatamente a ideia de que está a vender. Mas, ao mesmo tempo, que seja de confiança para evitar uma publicidade enganosa.

Facilite a opção de cancelamento da subscrição aos seus clientes. Com este gesto a sua marca ganhará pontos, pois dará uma opção de escolha às pessoas que estiverem sempre a receber vários e-mails. Inclua também testemunhos reais, ao depararem-se com recomendações reais a audiência tenderá a sentir-se mais confiante na sua marca ou negócio.


Newsletter de sucesso – DA LINGUAGEM PARA O DESIGN


É importante lembrar que o design da sua mensagem vai depender do tipo de newsletter que vai criar.

Newsletters com promoções e ofertas: o objetivo de “anunciar” uma nova oferta ou promoções. Por exemplo, na Black Friday, o foco deve estar nos produtos que estarão em promoção no website.

Pode também incluir detalhes interessantes, como o processo da fabricação do produto. Ou então alguma parceria que terá um impacto direto nos lucros das vendas, isso irá aumentar a expectativa.

Newsletters com notícias e novidades: newsletters com novidades costumam apresentar um caráter mais informativo. Dessa forma, é utilizada uma mancha de texto maior, pois estaremos a informar vários assuntos ou temáticas.

Para facilitar a leitura, deveremos repartir o texto em parágrafos, no máximo, de 3 linhas, utilizando uma fonte agradável e compatível com o layout da mensagem.

Tente incluir imagens exclusivas sempre que possível, de preferência, algumas que ainda não foram para as redes sociais da sua marca ou negócio.



AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO


Como em qualquer estratégia digital, será necessário avaliar o desempenho dos emails enviados. Esses resultados vão mostrar o que funcionou e quais são os pontos que precisam de ser modificados.

Algumas das métricas a que deverá ficar atento são o número de cancelamentos à subscrição; a taxa de abertura e a taxa de click-through, ou seja, a taxa de cliques


A FREQUÊNCIA DE ENVIO


Outro fator importante é a frequência de envio, que não só ajuda a evitar que as mensagens sejam marcadas como spam, mas também delimita os parâmetros a longo prazo da sua estratégia.

Se a ideia é criar uma newsletter que acompanhe o desenvolvimento da sua loja, não precisa definir uma frequência de envio muito alta. Uma vez a cada 15 dias ou mesmo uma newsletter mensal poderá funcionar.

Contacte profissionais para ter newsletters de sucesso que conquistem o teu público.

Para mais ideias subscreva

VAMOS IMPRESSIONAR JUNTOS?