Dicas de como melhorar o teu logo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Por Leonardo Henrique,
Designer Gráfico AJNET,


Existem milhares de marcas a registarem-se todos os dias, portanto, é normal que tenhamos uma parafernália de logos por aí. A questão é, eles funcionam? Transmitem algo? Ou são puramente estéticos?


Dicas de como melhorar o teu logo: acompanha as sugestões que separamos para ti.

Legibilidade

Fazes ideia do quão fácil é deturparmos uma palavra, por exemplo, com um simples elemento gráfico mal colocado ou uma transição de cor e até mesmo duas fontes diferentes? Não? Então vê os exemplos que criamos com a palavra “Logotype”:

Dicas de como melhorar o teu logo

Vamos parar para analisar: o que lês?

Com uma simples barra, conforme no exemplo 1, estamos a enfatizar a palavra logo, dividindo-a da palavra type; o mesmo sucede com a transição do outline e da fonte regular para bold. Não é que esses elementos sejam maus para trabalhar, mas sim, devem ser conjugados de forma inteligente, de modo a complementar o logo sem que ele perca legibilidade.

Dicas de como melhorar o teu logo

Nos exemplos acima temos as mesmas estratégias, todavia, usadas de forma correta, reparem que na primeira imagem as barras, remetem para uma colmeia, o que faz todo o sentido quando falamos de mel. Na segunda imagem usamos o outline, com a finalidade de reforçar a ideia/significado da palavra e na terceira imagem usamos a variação de fonte e tamanho para designar o logo principal do slogan e todos estes elementos não atrapalham na legibilidade do logo.

Dicas de como melhorar o teu logo: Preto e Branco

Já começaste por desenhar um logo; aplicaste as cores e texturas e, no momento em que terminas, ao fazer a versão a preto, o logo perdeu por completo a essência? Pensa no seguinte, nem sempre o cliente irá utilizar o logo de uma única forma, existem vários materiais em que provavelmente o cliente irá utilizar o logo a uma cor, como por exemplo, um carimbo, portanto na hora de desenhar um logo começa sempre pelo preto e branco, aliás, desta forma, torna-se até mais fácil para definirmos melhor a hierarquia; contraste e, mais uma vez, legibilidade. Como diz o mantra: keep it simple!

Dicas de como melhorar o teu logo: não julgues demasiado rápido

Se és um designer, tenho a certeza de que já passaste por esta situação: imagina-te a desenvolver um logo novo: já retiraste várias referências; já analisaste a concorrência; fizeste um briefing organizado e, quando finalmente os esboços começam a ganhar forma, resolves pedir opinião a um amigo e… ele diz-te que não gosta.

Não é fácil, por isso a minha dica é a seguinte: saber avaliar! Quando alguém te pedir opinião acerca de algo, faz uma pausa de alguns segundos, analisa, começa por descrever aquilo que vês, como a fonte, as curvas, os alinhamentos, etc…

Depois, pensa na vibe que o logo transmite: parece ser sério ou divertido, estilizado ou empoderado? Agora sim, depois de alinhar todas essas peças, quem sabe até mesmo a tua opinião tenha mudado desde o primeiro impacto.

Esperamos que tenhas gostado das nossas dicas e que sejam úteis no teu dia a dia!

Para mais ideias subscreva

VAMOS IMPRESSIONAR JUNTOS?