Cores CMYK e RGB – Qual a diferença ?

Sendo a AJNET uma das principais gráficas em Portugal que tem o privilégio de trabalhar regularmente com excelentes clientes, sabemos como é importante esclarecer a diferença entre o sistema de cor CMYK RGB, e também quando deve ou não utilizar. Como designers, errar no desenvolvimento de um design destinado à impressão, muito provavelmente vai resultar num cliente insatisfeito. cmyk e rgb

Deve estar a questionar: o que significa exactamente CMYK e RGB e em que circunstâncias se deve utilizar um dos dois sistemas de cor? Bem, neste guia iremos explicar as diferenças entre as cores RGB e as cores CMYK.

CMYK e RGB

Sistema de cores RGB:

Resultado de imagem para rgbRGB – Red-Green-Blue (vermelho, verde e azul).

O sistema de cores luminosas RGB (também designado por cor-luz) é usado nos objetos que emitem luz como, por exemplo, os monitores de computador e televisão, as câmeras digitais, o scanner, entre outros. Já nas impressoras é utilizado o padrão de cores subtrativas denominado CMYK, formado pelos pigmentos primários Cyan (Ciano), Magenta (Magenta) e Yellow (Amarelo) e ainda, o blacK (Preto).

As cores são obtidas através das misturas das três cores primárias, em quantidades determinadas. Cada uma das cores obtidas estão enquadradas numa escala que varia de 0 a 255. Quando a mistura das três cores está no valor mínimo (0, 0, 0), o resultado é a cor preta. Quanto está no máximo (255, 255, 255), resulta na cor branca.

A variação entre valores mínimos corresponde a tons escuros e entre os valores máximos estão os tons são mais intensos e mais claros

 

 

Sistema de cores CMYK:

Resultado de imagem para cmykCMYKCyan-Magenta-Yellow-Black (ciano, magenta, amarelo e preto)

O CMYK (também chamado de cor-pigmento) é um sistema muito utilizado na indústria gráfica.

Além das cores primárias ciano, magenta e amarelo, também é usada a cor preta, considerada como a “cor chave” por ser essencial para definir os detalhes de uma imagem (para alguns, o “K” que faz parte da sigla seria da palavra inglesa “Key”, que significa “chave”).

O sistema CMYK é utilizado para impressão a cores, com o objetivo de ocultar algumas cores quando o fundo é branco, para diminuir a luminosidade e ressaltar a combinação das quatro cores.

O CMYK pode reproduzir todas as gamas de cores existentes. O CMYK funciona através de impressoras e fotocopiadoras para reproduzir uma grande parte das cores do espectro visível.

Enquanto o CMYK é a cor-pigmento, o sistema RGB (vermelho, verde e azul) é definido como a cor-luz, sendo utilizado nos objetos que emitem luz (na televisão, por exemplo).

Close Menu