As Etapas de Produção Gráfica

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Por Diogo Ferreira,
Gestão de produção AJNET,


As Etapas de Produção Gráfica
Passo a passo até ao produto final


As Etapas de Produção Gráfica – tal como qualquer processo de produção organizado, a produção gráfica é dividida em etapas; independentemente do método de impressão utilizado. Neste artigo, vamos, assim, dar-lhe a conhecer cada uma destas etapas de forma concisa, de modo a que possa entender todo o processo de produção gráfica.


Etapa 1 – Projeto



Esta etapa pode ser desenvolvida pelo cliente ou, quando o cliente não reúne as condições necessárias, pelo designer da empresa gráfica. Na década de 80, esta etapa chamava-se arte final. Mas com o avançar da tecnologia o nome da etapa foi-se alterando. Hoje, os arquivos gerados no computador, assim como um flyer ou um cartão de visitas, etc.; após estarem prontos para a próxima etapa, obtêm o nome de projeto.
 

Etapa 2 – Pré-impressão


Esta etapa é a etapa mais importante, pois é a altura em que todos os ficheiros são revistos e preparados para a impressão. Ocorre, exatamente, após a fase de projeto, pois tem como principal finalidade identificar e corrigir falhas no arquivo com o objetivo de atingir uma qualidade superior de impressão. 

Etapa 3 – Impressão


As ideias são materializadas, precisamente, nesta etapa. É, portanto, necessário ter vários cuidados de modo a atingir a qualidade máxima, tais como:

  •  Cores;
  • Verificação do produto final;
  • Acertos.

Na impressão é, todavia, possível ainda fazer alguns ajustes para melhorar a qualidade do produto final.

Etapa 4 – Acabamento


Esta é a última etapa do processo de produção gráfica e é, aliás, quando o produto final ganha forma. O tipo de acabamento varia de acordo com a complexidade do projeto e tem por base o objetivo para o qual está destinado. Existem vários tipos de acabamento, assim como, corte (corte digital); vinco, verniz, plasticização e muitos mais. A escolha depende do nosso cliente.

O processo de produção gráfica é minucioso, devido à sua extrema exigência para a obtenção de qualidade máxima. Caso contrário, poder-se-á colocar em causa todo o trabalho final.

Para mais ideias subscreva

VAMOS IMPRESSIONAR JUNTOS?